Ramos Pinto Adriano Comemorativo – Edição Comemorativa do Centenário da 1ª Travessia Aérea Atlântico Sul.
Ramos Pinto Adriano Comemorativo Douro -No início do séc. XX, enquanto as grandes Casas de Vinho do Porto difundiam e consolidavam o comércio com mercados do Centro e Norte da Europa, Adriano viu no mercado sul-americano a oportunidade de reforçar a quota de mercado da Ramos Pinto e divulgar um dos símbolos culturais do nosso país – o Vinho do Porto. Assim, nascia o Vinho Adriano Ramos Pinto Reserva – a quem o fundador dera o seu nome num acto de compromisso com a qualidade do vinho que apresentava ao Brasil. Trata-se de um blend com aproximadamente 8 anos de idade, envelhecido em cascos de carvalho.
A Ramos Pinto lançou, no seguimento das celebrações do Centenário da 1ª Travessia Aérea Atlântico Sul, uma edição comemorativa do vinho Adriano Ramos Pinto Reserva numa versão fac-simile da garrafa original.
A narrativa da 1ª Travessia Aérea Lisboa – Rio de Janeiro ficou indelevelmente ligada à da Casa Ramos Pinto, pois, além dos aviadores – Gago Coutinho e Sacadura Cabral –, o “Lusitânia” transportava uma garrafa de Vinho do Porto Adriano da Casa Ramos Pinto.